Trata-se de um fogão ecológico de alta eficiência. Indicado para regiões onde há escassez de madeiras para combustível, usa como fonte de energia pequenos galhos ou ramos, restos de poda.

Materiais:

Cinco latas de aço de alimentos:

Duas latas de 400 ml ― o tamanho mais comum de latas de alimentos

Uma lata de 750 ml ― tipo menos comum de lata é proporcionalmente mais alta que as latas comuns

Duas latas de 3,78 l (1 galão) ― você pode conseguir estas em restaurantes, especialmente em pizzarias

Arame recozido ― encontra-se em ferragens e lojas de materiais de construção; é feito para amarrar vergalhões em armaduras de concreto armado

Insulação ― você pode usar cob, uma mistura de argila, areia e palha, mas cinzas funcionam melhor. Se você não tiver o suficiente, você pode adicionar perlita ou vermiculita, ambos são encontrados em lojas de jardinagem como aditivos para o solo.

Abridor de latas

Tesoura de Cortar Lata

Alicate

Furadeira com serra-copo (opcional)

Marcador permanente

Instruções

Usando o abridor de latas, corte as partes de cima e de baixo das suas latas de 400ml, transformando-as em tubos; corte a parte de cima da lata de 750ml; corte a parte de cima de uma das latas de um galão e a parte de baixo da outra lata de um galão. Guarde a parte retirada de uma das latas maiores.

Remova os rótulos, cola e restos de comida de todas as latas.

Segure o fundo da lata de 700ml contra o lado de uma das latas de um galão, mais ou menos a dois centímetros e meio do fundo. Trace a circunferência de lata menor no lado da lata maior para que você saiba o tamanho do buraco que terá que cortar. Use a sua tesoura de cortar lata para cortar o buraco na lata de um galão. É melhor cortar o buraco levemente menor na primeira vez, e então, aos poucos ir abrindo mais se necessário; é preciso que a conexão entre as duas latas seja bem justa.

Segure a lata de 400ml no lado da lata de 700ml ― bem perto do fundo desta vez ― e trace o contorno. Use a tesoura de cortar lata para abrir o buraco na lata de 700ml. Certifique-se que a lata menor encaixe firmemente na lata maior.

Faça um corte de 5cm ao comprimento de uma das latas de 400ml. Isto permitirá que você enfie a lata com firmeza no fundo da outra. Agora você tem um tubo com o comprimento de mais ou menos duas latas. Está é a sua chaminé.

Cubra o fundo da lata de um galão com a insulação. A insulação deve ir até o nível da parte de baixo do buraco que você cortou.

Coloque a lata de 700ml através do buraco dentro da lata de um galão de forma que o buraco que você cortou nela esteja no centro apontando para cima. Esta será sua fornalha.

Enfie as latas da chaminé dentro do buraco na lata de 700ml. Ajuste a posição das latas para que a chaminé fique no centro da lata de um galão. Certifique-se de que você não enfiou muito dentro da lata de 700ml de forma que bloqueie muito o fluxo de ar. Você também pode cortar um pouco de lata na parte de baixo da chaminé para acomodar melhor o fluxo de ar quando houver fogo.

Encha o espaço remanescente entre as latas de dentro e a lata de um galão com insulação. Se você tiver usado cob como insulação, pode levar um tempo até secar e começar a isolar. Você pode apressar este processo fazendo furos na lata de um galão, deixando no sol ou acendendo o fogão. Se você acender o fogão com a insulação molhada, não fluirá tanto calor para a panela e haverá menos “fuga” ― as chamas não serão tão rapidamente sugadas através da chaminé, onde você as quer. Isso irá melhorar muito quando o cob secar.

Use a tampa que você guardou da outra lata de um galão para fazer uma prateleira para a fornalha. A prateleira deve ficar um pouco mais baixa que o meio da fornalha. Também deverá ser mais curta que a fornalha, para que o espaço directamente abaixo da chaminé não seja dividido. O combustível irá por cima desta prateleira; as cinzas cairão e ficarão retidas embaixo.

O seu fogão-foguete agora está completo, só falta um suporte para as panelas. É para isto que serve a outra lata de um galão. Corte vários buracos grandes no topo desta lata para que o ar possa fluir, mas deixe espaço suficiente entre os buracos para que a lata permaneça firme. Corte a lata ao comprimento para que ela possa se expandir e encaixar na outra lata, e corte uns 10cm do fundo por toda circunferência. Enfie a lata cortada sobre a outra lata de galão, para que a ela fique cinco ou dez centímetros sobre a outra; este será o suporte no qual ficará a sua panela. A chaminé será o seu queimador.

 

Não encontrei um vídeo em português, mas este fica fácil para seguir as instruções,

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe!
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • RSS
  • Technorati
  • Digg
  • MySpace
  • Tumblr

Artigos Relacionados: