Cenário para o tema Cultivos: agricultor José cultivando frutas e hortaliças.

Mesmo morando na cidade podemos cultivar hortaliças, plantas medicinais, condimentares e aromáticas no quintal de nossa casa.

Para isso, temos de fazer a nossa horta, onde colheremos plantas fresquinhas e sem resíduos de veneno, que fazem muito bem para a nossa saúde física e mental. Sim, para a nossa saúde mental também! Pois cuidar de plantas é uma terapia e pode ser também uma diversão.

As plantas de nossa horta podem ser cultivadas em canteiros, os quais temos de nutrir (alimentar) com adubo orgânico.

Além do adubo, precisamos de sementes e mudas de boa qualidade. As sementes podem ser compradas no comércio local, assim como as mudas. No entanto, podemos também produzir, em casa, as nossas mudas.

Como produzir mudas?

Para a produção de nossas mudas podemos usar bandejas de isopor ou de plástico, próprias para a sua produção, e também substrato orgânico.

Nas bandejas, plantamos algumas mudas de hortaliças, por exemplo, compradas ou ganhadas; e deixamos que germinem por um período de 25 a 30 dias.

Depois disso, retiramos as mudas (vigorosas e saudáveis) das bandejas, com todas as suas raízes e o substrato junto, na forma de um bloco, e as plantamos num canteiro.

Jose cuidando da plantação de alface e Amai experimenta um tomate da horta, perto de sua casa na fazendinha. Também estão voando uma arara e borboletas, e no cenário se vêem vaquinha e cavalo, além de uma bananeira e flores vermelhas.

Dicas para se fazer um canteiro

O canteiro deve ser feito em um local que receba luz do sol o dia todo, ou, pelo menos,  por umas quatro horas diárias; pois as plantas precisam de calor para ficar verdinhas e sadias.

Daí para frente é preciso somente irrigar  o canteiro com água de boa qualidade, e sem jamais encharcá-lo. Caso apareça nele algum bichinho, antes de ele comer as suas plantas mate-o com as mãos.

Se for necessário, você pode usar também remédios naturais para controlar pragas e doenças de seu canteiro. Mas, atenção! Não há necessidade de usar veneno em seu canteiro!!! Vamos fazer uma horta orgânica, boa para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Que plantas escolher para o cultivo?

Porém, nem tudo pode ser plantado em espaços muito limitados, como canteiros, floreiras ou vasos. Por isso, antes de fazer o canteiro de nossa horta temos de escolher nossas plantas preferidas, as quais possamos cultivar em grande número e em pequenos espaços.

Entre as hortaliças, por exemplo, podemos escolher plantas como alface, rúcula, tomate e cenoura.

Já entre as plantas medicinais, temos aquelas para o preparo de deliciosos chás, como a erva-doce, a camomila, a hortelã e o capim-santo (também chamado capim-cidreira ou capim-limão); e, entre as plantas condimentares, temos o orégano, o coentro, a salsa, a cebolinha e o manjericão.

Plantando tudo junto, em consórcio!

Aliás, podemos cultivar diferentes espécies vegetais num mesmo espaço, o que chamamos de “consórcio de plantas“.

O consórcio é uma técnica de plantio muito importante no cultivo orgânico de plantas, por aumentar a biodiversidade, que, por sua vez, é importante para o desenvolvimento e a saúde das plantas e do solo, bem como  para o controle de pragas e de doenças.

Assim, num mesmo canteiro você pode plantar, juntas, hortaliças e plantas condimentares e aromáticas. Por exemplo: cebolinha com coentro, coentro com alface, cebolinha com hortelã e cebolinha com manjericão.

Em consórcios de hortaliças e de condimentares, você pode acrescentar também plantas medicinais, como capim-santo, em uma de suas extremidades, e até flores, para atrair os insetos bons.

Mas, para fazer esse consórcio, você deve ter o seguinte cuidado: não cultivar, juntas, plantas que podem fazer sombra uma na outra por muito tempo.

Finalmente, é importante, e prazeroso, cuidar sempre das plantas e garantir nosso alimento sem contaminações que possam prejudicar a nossa saúde!

Feito tudo isso, é só colher verduras e chás na área de serviço de nosso apartamento, ou no quintal de nossa casa, ali, bem pertinho da cozinha, onde vão ser preparadas para o consumo!

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe!
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • RSS
  • Technorati
  • Digg
  • MySpace
  • Tumblr

Artigos Relacionados: