casa sustentável

Casas sustentáveis e baratas, além de resistentes e construídas em menos tempo. Esse talvez seja o ideal de muitos profissionais com foco em construção sustentável e que tenham como meta criar obras ecologicamente corretas, com conceitos que vão além dos já indispensáveis telhado verde e energia solar. E foi assim que nasceu a inédita casa sustentável brasileira, pronta em menos de uma semana e 25% mais econômica.

A ideia da “Casa Sustentável, Bio-saudável e Inteligente” de Campo Grande (MS), assim intitulada, veio de Kleber Karru, brasileiro que viveu na Espanha durante sete anos. Ciente da carência do Brasil para a construção de projetos de arquitetura sustentável, Karru firmou parceria com o morador espanhol Eugen Fudulu e com o OpenMS, laboratório europeu baseado em nanotecnologia, dando início ao projeto.

casa sustentável

Com arquitetura que, aparentemente, se assemelha ao projeto de uma residência comum, a casa sustentável impressiona pela resistência e rapidez com que foi construída. Seis dias foi o tempo total que a obra levou para ser finalizada – partindo de uma alicerce pronto – e, mesmo em um país que não sofre com fenômenos naturais de grandes proporções, a casa ecológica resiste a terremotos de até nove graus na escala Richter e ventos de 300 quilômetros por hora.

O método usado na criação da original casa sustentável também se destaca: foi empregada a chamada nanotecnologia, técnica relativamente nova que se baseia na concepção de materiais e estruturas a partir de átomos. A tecnologia é uma das responsáveis pelo barateamento da residência em até 25% em relação à construção de casas tradicionais, já que a máquina que fabrica seus componentes não desperdiça materiais. Além disso, bastam quatro funcionários para “montar” sua estrutura.

 

casa sustentávelMas o que a torna a casa ecologicamente correta?

O máximo aproveitamento do ar, água e energia foi o foco do projeto campo-grandense. Um dos principais itens da casa sustentável que provam o conceito de sustentabilidade na construção civil é seu purificador, com capacidade de filtrar a água antes que chegue nas torneiras. Estrutura própria para teto solar e equipamento de ar capaz de eliminar as bactérias dos ambientes também chamam a atenção pela eficiência, economia e modernidade.

Quanto ao isolamento acústico e térmico da residência, ambos ganham em desenvolvimento sustentável, graças às paredes de espuma e fios de vidro internos e externos que dispensam o uso de ar-condicionado e ainda tornam a temperatura da casa mais agradável. Como se não bastasse, os materiais resistem à ação de cupins, fogo e umidade e a estrutura, quando totalmente instalada, permite ao morador aplicar o acabamento e revestimentos que quiser.

casa sustentável

O futuro da primeira casa sustentável brasileira

Inaugurada no fim de 2015 e criada inicialmente apenas como um protótipo, a casa sustentável de Campo Grande passou a ter modelos comercializados em abril deste ano, período em que a indústria responsável pelo projeto instalou-se no Brasil. Os próximos passos de seus idealizadores é fechar parcerias com o governo do Estado para que a população tenha acesso a outros projetos de alta qualidade e baixo custo, como foi o da inédita residência ecológica.

O objetivo dos sócios é entregar até 30 habitações populares sustentáveis por mês, o que também geraria mais empregos à região. Em entrevista ao jornal Correio do Estado, Kleber Karru afirmou que isso pode ser uma realidade, pois o número de pessoas trabalhando aumentaria. “Com equipes de trabalho divididas por funções, fazemos uma casa por dia. Nesse caso, uma equipe faria o radier, outra montaria a estrutura e outra seria responsável pelo revestimento e acabamento final”, observou.

Fonte: http://www.temsustentavel.com.br/primeira-casa-sustentavel-do-brasil/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe!
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • RSS
  • Technorati
  • Digg
  • MySpace
  • Tumblr

Artigos Relacionados: