Janelas com arte

O Abrigo Konbit começou como um projeto de construção sustentável para diminuir as consequências do terremoto que devastou o Haiti em 2010 e tornou-se um relacionamento de longo prazo entre as duas comunidades, com base em um compromisso comum para o processo de recuperação.

Abrigo Konbit iniciado por um pequeno grupo de artistas interessados em como o processo criativo pode afetar positivamente a vida das pessoas em tempos de crise, tem colaborado com a aldeia de Cormiers, Haiti, para criar um centro comunitário e duas casas unifamiliares, bem como as sementes das iniciativas em sustentabilidade e educação.

Começando como uma resposta direta para a devastação que estávamos vendo o noticiário nos dias seguintes ao terremoto, nosso objetivo inicial era parceiro com uma comunidade e embarcar em um projeto colaborativo, compartilhamento de nosso conhecimento sobre o método de construção de superadobe altamente resiliente através da construção de um espaço comunitário permanente.

 Partimos para ver como este sistema notável poderia ser feito úteis às populações vulneráveis no Haiti e no processo, criar estruturas que dão valor à beleza, criatividade e artesanato no processo de reconstrução.

 02

Todos nossos materiais foram encontrados localmente, arrecadando dinheiro de nossas comunidades criativas nos Estados Unidos e em parceria com uma pequena organização de agricultores, fomos capazes de criar empregos no rescaldo do terremoto. Nosso projeto de construção oferece trabalho significativo para as pessoas em um momento em estavam desesperadas, para participar de algo construtivo que poderia restaurar um senso de eficácia em meio ao caos e deslocamento.

A escala íntima de nosso projeto, bem como nossa relação direta com as pessoas em Cormiers permitiu-nos começar a construir um momento quando a maioria das ONGs ainda estavam lutando para receber os seus materiais da alfândega. O trabalho foi longo e difícil para todos os envolvidos, mas quase que imediatamente ficou claro que o que começou como uma ideia para compartilhar conhecimentos e recursos através da criação de um edifício havia forjado um relacionamento que iria evoluir e crescer.

01

Em janeiro de 2011, nós colocamos o último pedaço de barro gesso, esculpindo as portas feitas à mão, os últimos padrões e adornado a estrutura com cor. O aniversário de um ano do terremoto – 7 meses depois que quebrou a terra – nós inauguramos com celebração e cerimônia o centro comunitário, o evento foi organizado pela Associação de Cormiers de cultivadores de manga e nossos amigos Ayiti Resurrect, uma aliança de haitiano-americano de artistas e curadores.

07

Mantivemos nosso trabalho utilizando superadobe na casa com um banheiro de compostagem e mais recentemente um adobe-cimento -menos adaptado e casa de cal para uma família de 6. Ao longo do caminho, temos procurado feedback e participação: temos evoluído uma viva resposta à pergunta: “como podemos levar o pool de conhecimento e recursos de uma comunidade global de arquitetura e criativo juntamente com sabedoria local de uma forma que atenda às necessidades da Comunidade e cria protótipos de possibilidade futura?”

Juntamente com o nosso trabalho de construção, o Abrigo Konbit ajudou a facilitar um projeto de fogão limpo com estudantes da Universidade de Illinois, criar um sistema de energia solar no centro comunitário com computador dedicado e conexão com a Internet, mais o início das aulas de arte e outras oficinas.

05

Neste momento, nossa equipe é composta de artistas, construtores, engenheiros, arquitetos e educadores que veem este trabalho como um processo de exploração contínua com os moradores de Cormiers. Nos sentimos gratos para o trabalho, que fomos capazes de fazer, porque desde o início, o processo tem sido uma via de mão dupla; o que levar em termos de recursos para criar empregos, casas e aprendizagem sempre foi retornado para nós uma vezes no presente da participando de ideias que se tornam realidade. A Mutualidade deste intercâmbio de aprendizagem e experiência é o que nos mantém ligados a este lugar.

06

A próxima etapa de nossa jornada começará com uma visita em janeiro de 2014, para iniciar uma conversa sobre como ativar o centro comunitário que construímos como lugar de aprendizagem e partilha. Para as muitas crianças que não podem pagar a educação formal, o centro comunitário sugere a possibilidade de um lugar público e gratuito de aprendizagem, um lugar onde o conhecimento, experiência e tradições da Comunidade tomam o centro do palco, e onde o conhecimento pode florescer. Juntos nós vamos projetar um conjunto de oficinas infantis que induzem à criatividade e inaugurar o centro como uma casa para a curiosidade.

08

A definição de Konbit em crioulo é uma forma tradicional de cooperativa trabalho comunal no Haiti, segundo o qual o povo pertence a uma localidade que ajuda mutuamente preparar seus campos. É um tempo de solidariedade e cooperação em face da adversidade. Abrigo Konbit está referenciando a palavra com uma interpretação global, pessoas se unindo para trabalhar cooperativamente através das fronteiras nacionais.

http://konbitshelter.org/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Compartilhe!
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • Orkut
  • RSS
  • Technorati
  • Digg
  • MySpace
  • Tumblr

Artigos Relacionados: